logo
Dias de funcionamento: Segunda à Sábado
Fale conosco: (21) 2614-1419

Clínica Espaço Emoções

A Clínica Espaço Emoções é uma clínica multiprofissional con objetivo de oferecer serviços de alta qualidade e contribuir positivamente na vida das pessoas.

Agende sua consulta

Contato

  • Rua Dr. Alfredo Backer 115, Sala 303 - Mutondo, São Gonçalo
  • (21) 2614-1419 / (21) 3857-1419

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Você tem dúvidas sobre alguma especialidade?

Fale conosco

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são ideias, imagens ou impulsos recorrentes, persistentes, indesejados, que provocam ansiedade e são intrusivos. As compulsões são determinadas ações ou atos mentais que a pessoa se sente impelida a praticar para tentar diminuir ou evitar a ansiedade causada pelas obsessões.

A pessoa com TOC tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade. As obsessões normalmente envolvem pensamentos de dano, risco ou perigo.

As obsessões comuns incluem preocupação com contaminação, dúvidas, preocupação com objetos que não estão perfeitamente alinhados ou uniformes.

Uma vez que as obsessões não causam prazer à pessoa, frequentemente ela tenta ignorá-las e/ou controlá-las.

Compulsões são uma forma que a pessoa tem de responder às suas obsessões. Por exemplo, elas sentem vontade de fazer algo – repetitivo, propositado e intencional – para evitar ou aliviar a ansiedade causada pelas obsessões.

As compulsões comuns incluem lavar ou limpar algo para evitar contaminação, verificar algo para eliminar dúvidas, contar (por exemplo, repetir uma ação um determinado número de vezes), ordenar (por exemplo, arrumar talheres ou objetos da mesa de trabalho em um padrão específico).

A maioria dos rituais, como lavar as mãos com muita frequência ou verificar repetidamente se a porta está trancada, pode ser observada. Outros rituais não podem ser observados, como o cálculo repetitivo ou afirmações em voz baixa com a intenção de diminuir algum perigo.

A maioria das pessoas com TOC possui tanto obsessões como compulsões.

É fundamental buscar ajuda de especialistas para não sejam feitas especulações errôneas.