logo
Dias de funcionamento: Segunda à Sábado
Fale conosco: (21) 2614-1419

Clínica Espaço Emoções

A Clínica Espaço Emoções é uma clínica multiprofissional con objetivo de oferecer serviços de alta qualidade e contribuir positivamente na vida das pessoas.

Agende sua consulta

Contato

  • Rua Dr. Alfredo Backer 115, Sala 303 - Mutondo, São Gonçalo
  • (21) 2614-1419 / (21) 3857-1419

Orientação Vocacional

Você tem dúvidas sobre alguma especialidade?

Fale conosco

Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional e Profissional é uma área de intervenção que pretende dar resposta às necessidades e indecisões que surgem em jovens ou adultos quanto à direção a dar à sua carreira académica e/ou profissional.

A orientação vocacional pretende, enfim, valorizar a visão cada um tem sobre si mesmo, quais os seu aspectos que considera mais importantes, e as suas expectativas em relação ao futuro. Enfatiza-se a ideia de que a construção do futuro depende das suas vivências e escolhas do presente.

Existem vários métodos que podem ser utilizados na orientação vocacional. O profissional pode fazer uma pesquisa ou uma entrevista para entender melhor sobre a vida de cada pessoa, identificando hobbies ou atividades que podem se transformar em profissões. Também se pode aplicar um questionário com perguntas do tipo: Qual profissão você não teria de jeito nenhum? Qual a sua matéria preferida na escola? Qual a profissão de uma pessoa que você admira muito?

É preciso dizer que o profissional não escolhe a profissão de ninguém; será responsável por criar uma trilha com possibilidades e caberá à cada pessoa fazer essa escolha.